quarta-feira, 22 de março de 2017

Reflexão 1 - O "inimigo" é externo.

Os clubes brasileiros precisam entender que o "inimigo" é externo. Não está na sua cidade, no seu estado. Está na Europa, na China e nos EUA. Enquanto continuarem a se digladiar veremos apenas a repetição do que aconteceu durante a colonização européia nas Américas, onde algumas tribos pra levar vantagem sobre seus inimigos se aliavam aos Europeus - o inimigo do meu inimigo é meu amigo - mas se esqueciam de olhar pro futuro. Afinal, na verdade, esse invasor externo era um inimigo comum. E vimos que, após derrotar uma tribo, os europeus se voltavam contra a tribo aliada, pois o objetivo final era ter tudo pra si.

Os clubes brasileiros vão pelo mesmo caminho há anos. Enquanto tentam destruir seus rivais através de alianças políticas espúrias, acordos amarrados em reuniões fechadas olhando somente para o próprio umbigo e criando valor somente para seu clube através de patrocínios pontuais e direitos de transmissão, esquecendo-se que sem os rivais não há jogos, não há disputas, não há campeonatos interessantes e atrativos, os Europeus, Americanos e Chineses seguem incentivando essa briga interna, se aproveitando dessa falsa força individual e da fraqueza coletiva pra usarem nosso futebol como celeiro, chegarem ao topo financeiro e estrutural do futebol mundial e lá se manterem.

Já vimos essa história várias vezes, em vários setores da nossa economia e da nossa política.

E ja sabemos o resultado.

Então, se queremos mudar algo, deixemos a rivalidade pra torcida nas arquibancadas e para os jogadores em dia de partidas, e trabalhemos como profissionais sérios e que tem visão de futuro fora do campo.


https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2017/03/21/clubes-se-unem-para-negociacao-de-tv-petraglia-critica-globo-e-flamengo.htm


Siga-me no Twitter @FredMourao


Fred Mourão - Gerente de Marketing e Relacionamento do Clube de Regatas do Flamengo 2013/14/15. Coordenador e Professor do MBA em Gestão e Marketing Esportivo da Trevisan. Estudou Marketing na Universidade da Califórnia, tem MBA em Gestão pelo Ibmec, é graduado em Administração pela UERJ e cursou Gestão em Futebol na CBF
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário